Documento do carro digital: já é possível transferir tudo online?

Fizemos o passo a passo mais simples da internet para contar quais etapas do processo de transferência de propriedade do veículo foram digitalizadas

Compartilhado da Revista Mobiauto: https://www.mobiauto.com.br/revista

 

Quando se ouve que agora a transferência do documento do carro é digital, muitas pessoas acreditam que conseguirão fazer todo o processo pela internet. Na prática, não é bem assim. O documento de transferência digital na verdade é o CRLV (Registro de Veículo) eletrônico, agora chamado de CRLV-e.

A partir de janeiro deste ano, a emissão do documento não é mais feita de forma física no papel moeda (aquele papel verde), mas sim de maneira eletrônica, assim como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e pode ser acessada pelo aplicativo “Minha Carteira Digital”.

Para quem comprou o veículo antes de 2021, praticamente nada mudou. Quando o proprietário for vender o veículo, deve preencher o verso do documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (conhecido como DUT). Depois, deve reconhecer firma em cartório e ir ao Detran para efetivar a transferência.

No caso de quem tem o CRV ainda impresso, para fazer a Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e) é necessário, antes do cadastro, entregar o documento físico assinado pelo vendedor e comprador com reconhecimento de firma ao Detran.

Basta realizar o agendamento no site do Detran, no campo “Retirada/Entrega de documentos-CRV”. Caso o proprietário tente fazer a transferência digital sem entregar o CRV físico, constará um bloqueio administrativo.

Vale citar que, para realizar a transferência, o veículo não pode ter nenhuma dívida ou pendência e a taxa do serviço de transferência também deve estar paga. Veja como fazer a transferência digital em 15 passos simples.

O que é CRLV-e?

É a junção de dois documentos: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico. Ao acessar o aplicativo “Minha Carteira Digital”, além de visualizar os dois documentos, é possível acessar o comprovante de transferência de propriedade para veículos registrados este ano.

Uma das maiores vantagens práticas do CRLV-e é que, com o documento digital em mãos, não é preciso mais carregar a versão física. E o proprietário pode ainda compartilhar o CRLV-e com até cinco pessoas.

Os mais precavidos podem ainda ter uma versão física impressa em papel sulfite A4. Assim, se o condutor for parado, o guarda pode escanear QR Code na folha e ter acesso ao documento.

A emissão pode ser feita através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e o passo a passo é simples:

● Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e IOS)

● Informe o código de segurança do CRV e do Renavam

● Adicione seus veículos

● Baixe o CRLV-e

Em casos nos quais o CRV não tenha o código de segurança, o proprietário deve entrar em contato com o Detran de seu município.

Como fazer a transferência digital do documento do veículo – Passo a passo

*Lembrando que este processo vale para os moradores do Estado de São Paulo, pois o Poupatempo não oferece serviços em outros Estados. 

  1. Baixe o aplicativo “Poupatempo Digital”
  2. Clique em ‘Serviços’
  3. Escolha a opção ‘Veículos’
  4. Selecione a aba de ‘Registros e Transferência’
  5. Escolha a opção ‘Transferência de veículo’
  6. Clique em ATPV-e Autorização de transferência de propriedade de veículo
  7. Se o carro já estiver cadastrado é só selecioná-lo. Caso contrário, clique na opção ‘Adicione seu veículo’
  8. Preencha os campos com número da placa e número do Renavam
  9. Preencha todos os dados solicitados do veículo na aba que aparecerá em sequência
  10. Informe os dados do vendedor
  11. Informe os dados do comprador
  12. Confira as informações e confirme
  13. Pronto! Agora é só imprimir o PDF gerado
  14. Assine o documento
  15. Reconheça firma em cartório (do comprador e vendedor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *